Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de junho de 2010

pé-de-vento -
a poeira anda nervosa
será o saci dentro ?

****

é a chuva que
contra a janela bate
querendo entrar

****

entre velhas telhas
se infiltram na casa
infindáveis gotas

****

no claustro frio
apesar deste aguaceiro
só ouço o silêncio

****

águas de março -
ao fim da estação
o sapo coaxa

****

a varanda gela
ao cair do sereno
minha sombra nela

****

a brisa passa
e só fica esta dança
das ameixeiras

****

na rede penso:
será a vida mais breve
que a brisa que sopra ?

****

quanta solidão -
a gaivota mergulha
após a pescaria

****

era alta a noite
quando a mariposa pousou
e ficou para sempre

****

espalhadas folhas
desejam voar e voam
neste instante ao céu

****

o vento parecia
querer arrancar do chão
o velho salgueiro

****

com tanto sol
derramam-se pelo jardim
os copos-de-leite

****

apago as luzes -
iniciam grande festa
os mosquitos todos

****

é da mariposa
quando a noite cai

a ronda esvoaçante

****

após a chuvarada
sobre a estrada vazia
só o vapor

****

lá em casa
o luar sobre a grama
mais parece a geada

****

a lua cheia
do telhado de vidro
devagar se retira

2 comentários:

  1. que coisa mais lindaaaa! to aqui toda derretida...

    ResponderExcluir
  2. saci era redemoinho de histórias do preto-velho na casa da vó, o cachimbo cheirava mais forte, aquele caramelo incensava o corpo todo, o cachorro ficava doido e eu ria, ria... derrubava tudo! os quadros na paredes ficavam tortos, a parede riscada, a bananeira alvoroçada também, todo mundo sem cor, eu fazia rir, mas tinha vez se fosse noite, saia correndo de tanta pajelança, ia pro meio da rua, a lua lá em cima dava-me a serenidade de água que escorre córrego cristalino...ouvia ao longe os gritos dos ancestrais...

    ***

    chuva na janela era iemanjá com seus cabelos de mar, cristais de prata e lágrimas de alguma criança ao relento, será?

    ***

    eu fazia rir nas goteiras que se metiam na casa velha, uma correria dos diabos, todo mundo com os baldes, bacias, vassouras, rodos, a chuva toda dentro da casa velha, dentro das moringas da gente, depois abríamos a janela e sol saía brincando pela rua, pelo mundo a fora chamando os vizinhos pra se alegrar de luz e quenturas...

    ***

    o silêncio entre as batidas do cuco na parede, nas paredes verdes da casa velha, os desenhos engendrados pelas minhas matutações...o silêncio e eu, ah esse amor antigo!

    ***

    águas de março traziam fim de estação, faziam nascer coisas suaves, levavam tudo de volta para nascer outra vez, é quando tudo recomeça...

    ***

    a varanda silenciava dentro das gotas do orvalho, tudo me criava a mim...

    ***

    a brisa fica
    dançando dentro da goiabeira
    e dentro da goiaba brasa!

    ***

    na rede não penso
    só me balanço no tempo
    no espaço que me é dado
    deixo-me à vida
    que brava sei que é!

    ***

    redemoinho de vento
    sobre teu corpo de rio
    a sede desde chão

    ***

    solidão
    na beira do rio
    o barco emborcado

    ***

    caem as folhas
    sobre minha face
    o tempo é já

    ***

    o vento
    deixa biruta
    os coqueiros na praia

    ***

    nesta tarde de sol
    a gata se deleita
    na sombra de suas palavras

    ***

    uma luz acesa
    a vela ardendo
    na noite

    ***

    a noite cai
    a gata cálida
    no telhado

    ***

    dentro do chuvaréu
    longa estrada
    de arco-íris

    ***

    no quarto
    a lua
    é candeeiro

    ***

    a lua nova
    no vasculhante
    me sorri

    ResponderExcluir